SANEAMENTO BÁSICO EFICAZ
Ultimamente temos acompanhado notícias sobre a despoluição da Baía de Guanabara e de Rios em nosso Estado. A construção de complexas estações de tratamento de esgotos sanitários domésticos - ETEs tem sido a solução comumente adotada. O problema é a manutenção e operação do sistema, muitas vezes inexistente por falta de condições operacionais das Prefeituras acarretando o lançamento dos efluentes “in natura” nos corpos receptores.
Acredito que, ao invés de implantar estas estações de tratamento em zoneamentos residenciais, seria muito mais eficiente a implantação do sistema fossa séptica e filtro anaeróbico.
Engenharia Holística
O sistema consiste em um filtro anaeróbico (construído no passeio) para até cinco fossas sépticas construídas dentro do lote/economia ligadas à uma rede de esgotos e, após a passagem pelo filtro, laçado na rede de drenagem. Assim a manutenção do sistema seria otimizada. Tal sistema já foi implantado em um bairro na região metropolitana do RJ.
A manutenção do sistema pode ser através de equipamento de sucção (tipo Wac-all).
Deletar comentário
Deletar comentário ?
Engenharia Holística
De qualquer forma este sistema (fossa/filtro) seria muito mais viável do ponto de vista de investimento na implantação e operação bem como ao meio ambiente.
Deletar comentário
Deletar comentário ?
Engenharia Holística
de manutenção, operação e o custo agregado à taxa de condomínio das tecnologias mais complexas.
Deletar comentário
Deletar comentário ?