Itajaí vai usar a homeopatia como aliada para fortalecer a imunidade das pessoas. Neste domingo (29), uma grande força-tarefa de servidores da Secretaria de Saúde irá passar de casa em casa para distribuir à população o medicamento homeopático.
A medida é uma estratégia preventiva, que não tem contraindicações de uso, e se soma às demais ações que estão sendo adotadas pelo Município neste momento de enfrentamento à pandemia.
Feito à base de cânfora, o medicamento homeopático que será distribuído na cidade já foi usado em outros países como uma forma de prevenção e fortalecimento da imunidade da população, tendo apresentado resultados positivos.
Na Índia, por exemplo, quem conduz os estudos e o uso do medicamento é o médico Rajan Sankaran, homeopata reconhecido mundialmente.
A distribuição em Itajaí será feita em dose única pelos profissionais de saúde no domingo (29), das 8h às 17h.
Cada morador que tiver interesse receberá cinco gotas do medicamento para uso oral.
As equipes das unidades básicas de saúde irão de casa em casa para aplicação. ?Esse medicamento homeopático não é uma vacina e não vai substituir o tratamento convencional ao coronavírus. É um tratamento complementar e seguro.
O objetivo é a prevenção e o fortalecimento da imunidade e das defesas do corpo para enfrentar essa pandemia?, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que também é médico pediatra e homeopata.
O uso do medicamento não é obrigatório e qualquer pessoa, inclusive gestantes, crianças, idosos e doentes crônicos, pode tomar as gotinhas.
Basta uma dose para que as propriedades comecem a agir no organismo.
A Associação Catarinense de Homeopatia e a Fundação Homeopática Benoit Mure de Santa Catarina tiveram conversas com o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e a Associação Médica de SC, que não apresentaram objeções no uso.
O que é a homeopatia?
A homeopatia é uma ciência que avalia o indivíduo como um todo, tratando o doente e não a doença. Tornou-se uma especialidade médica em 1980 e atualmente integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2008, Itajaí oferece atendimentos com médicos homeopatas no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), que fica no bairro Centro.
Além da homeopatia, outras práticas são oferecidas na cidade pelo SUS, como acupuntura, auriculoterapia, do-in, lian gong, shantala, entre outras.
Os atendimentos ocorrem no CEPICS e em algumas unidades básicas. Os médicos homeopatas do município, Marco Giostri e Waldemar Rodrigues, participaram das definições para a oferta massiva do medicamento à base de cânfora aos moradores.