Como fazer um bom café ?


O café é uma das bebidas mais populares do mundo e há quem afirme que não há nada melhor do que o aroma de um cafezinho

O café é uma das bebidas mais populares do mundo e há quem afirme que não há nada melhor do que o aroma de um cafezinho passado na hora. O sabor também é delicioso e suas propriedades fazem dele uma presença marcante no cardápio diário.

Mesmo sendo uma bebida queridinha, não é raro encontrar cafés intragáveis por aí. Isso acontece porque nem sempre o preparo é adequado, o que pode comprometer o cheiro e sabor do café. Quer conhecer dicas infalíveis para preparar um bom café? Então confira o nosso artigo!

DICA 1 – USE UM BOM CAFÉ MOÍDO NA HORA

Se possível, dê preferência ao café moído na hora, pois o sabor e o aroma são mais intensos. Normalmente as pessoas não possuem moedores em casa, mas esse utensílio tem um preço acessível e pode ser encontrado com facilidade. Caso você não tenha um moedor manual de café e não pretende comprar um, existem padarias que vendem o café moído na hora.

DICA 2 – ESCOLHA UM BOM PÓ DE CAFÉ

Se você não tiver como usar o café moído na hora, ao menos escolha um bom pó, se atentando aos seguintes detalhes:

Marca: opte por uma marca que conte com o selo de pureza e qualidade da ABIC, isso garante a procedência do café e assegura que o produto não tem outros resíduos sólidos como mato, insetos e até fezes de animais. Esse certificado pode ser conferido na embalagem.

Tipo: existem vários tipos de café no mercado, incluindo o tradicional, suave, forte, da fazenda, orgânico, gourmet etc. Escolha o que mais agradar o seu paladar! O café gourmet, por exemplo, é ideal para os amantes da bebida, que gostam de viver novas experiências gastronômicas.

Embalagem: observe também a embalagem do café. Os produtos embalados a vácuo conservam melhor o aroma e sabor do café.

Armazenamento: após aberto, é importante guardar o café em um recipiente de metal, fechado, dentro da geladeira. Isso conserva as propriedades!

O pó do ClubeCafé é uma excelente escolha, alem de você poder variar o gosto odo mês com a certeza de um produto de qualidade superior garantida!

DICA 3 – ESCOLHA O COADOR ADEQUADO

Existe quem alegue que o café fica mais gostoso quando preparado em coador de pano, pois o tecido de algodão não contém pigmentos, não altera o sabor e nem solta fiapos. Essa teoria é inconsistente, até porque o filtro de papel é composto por 100% de fibras celulósicas, que também não comprometem o sabor e aparência do café. Nesse caso, é melhor usar o filtro de papel, apenas pela questão da praticidade e higiene.

DICA 4 – CUIDE DA PROCEDÊNCIA DA ÁGUA

Isso sim pode afetar a aparência e sabor do café! É indispensável que a água seja filtrada ou mineral, pois a água da torneira, ainda que seja submetida a temperaturas elevadas, pode conter resíduos que comprometem a qualidade da bebida. Outro ponto importante é não permitir que a água ferva. Ela deve estar a aproximadamente 90º C na hora do preparo, caso contrário, a acidez pode ser alterada. O ponto correto é quando a água estiver se movimentando e pequenas bolhas se formarem.

DICA 5 – NÃO COLOQUE AÇÚCAR NA ÁGUA

O ideal é não adoçar o café em nenhuma circunstância, pois o adoçante e o açúcar mascaram demais o sabor da bebida. Mas se você preferir um café docinho, só adoce depois que ele estiver pronto. Ao colocar o açúcar no decorrer do preparo, o ponto da ebulição pode mudar e o café virar um xarope. Você não quer que isso aconteça, quer?

DICA 6 – NÃO EXAGERE NA PROPORÇÃO

Cuidado com a proporção de pó e água! O ideal para que o café não fique forte ou fraco demais, é apostar no equilíbrio. Para fazer o tradicional café caseiro você deve usar de 5 a 6 colheres (sopa) para cada litro de água. Depois de pronto, o café deve ser consumido em no máximo uma hora.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como seu café ficou!

fonte : blog clube do café