A série catarinense Crisálida é a primeira produção bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português produzida do Brasil e estreou na plataforma de streaming Netflix, na última sexta-feira.
A ficção aborda a diversidade da cultura surda do sul do Brasil, A série é dividida em quatro episódios, e retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos.
A narrativa busca dar uma percepção à sociedade sobre o universo dos surdos, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somam cerca de 9,7 milhões pessoas no país – censo de 2010.
As cenas foram gravadas em Florianópolis e mostram locais conhecidos do cotidiano da capital catarinense, como a ponte Hercílio Luz e a Beira-Mar Norte.
Fruto do Prêmio Catarinense de Cinema, Crisálida é realizada numa parceria entre a Arapy Produções, a Raça Livre Produções e a TVi Televisão e Cinema.
A série é dirigida por Serginho Melo.
O elenco é formado por Alexandre Bet da Rosa Cardoso, Angela Eiko Okumura, Chico Caprário, Cleiton César Ribeiro Antunes, Harry Adams, Joanna Bruna Tiepo, Leandro Batz, Marco Stroisch, Milena Moraes, Miriam Royer e Thiago Teles.