🧐🧐🧐🧐🧐
NÃO CONFUNDIR COM O RMB - REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO, que é outro projeto !!!
LABGENE: Conhecendo a planta nuclear do Submarino de propulsão Nuclear brasileiro
https://www.marinha.mil.br/dgd....ntm/sites/www.marinh
🧐🧐🧐🧐🧐
NÃO CONFUNDIR COM O RMB - REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO, que é outro projeto !!!
LABGENE: Conhecendo a planta nuclear do Submarino de propulsão Nuclear brasileiro
https://www.marinha.mil.br/dgd....ntm/sites/www.marinh
🧐🧐🧐🧐🧐
Marinha avança na construção do submarino convencional com propulsão nuclear (01-dez-2021)
https://www.defesanet.com.br/p....rosub/noticia/42870/
🧐🧐🧐🧐🧐
Em entrevista concedida à Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) na nova sede da Indústrias Nucleares do Brasil ( INB ), localizada próxima à Zona Portuária do Rio de Janeiro, o presidente Carlos Freire Moreira discorreu sobre diversos assuntos, como os desafios e as conquistas à frente do cargo, que ocupa desde fevereiro de 2019; a retomada da mineração de urânio em Caetité/BA; o andamento do Projeto Santa Quitéria/CE, no qual urânio está associado ao fosfato como subproduto; o avanço na área de enriquecimento; as barragens de Rejeitos e de Águas Claras da empresa em Caldas/MG e as demandas que a empresa deverá atender no escopo do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 (24-jan-2022)
https://aben.com.br/entrevista....-inb-no-caminho-para
🧐🧐🧐🧐🧐
O que é o REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO ( RMB )
O Reator Multipropósito Brasileiro ( RMB ) é um empreendimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sob responsabilidade e coordenação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), contando com parcerias técnicas da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e do apoio do Governo do Estado de São Paulo. O RMB será um reator do tipo piscina aberta com potência máxima de 30 megawatts (MW) e terá como referência o Reator Nuclear Opal de 20 MW, construído na Austrália, e projetado pela empresa argentina Invap, a qual também participou do projeto básico e dos sistemas do reator.
https://aben.com.br/reator-mul....tiproposito-brasilei
🧐🧐🧐🧐🧐
É ISSO AÍ !!!
Especialista alerta que país precisa primeiro concluir Angra 3 para não perder o conhecimento tecnológico. “No entendimento do presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Carlos Mariz, uma nova usina vai exigir um grande aporte – em torno de US$ 5 bilhões em uma unidade de 1000 MW. No entanto, o investimento se justifica pela segurança energética. ‘A fonte nuclear gera muita energia, tem um fator de capacidade superior a 90% e, diferente de outras fontes renováveis, é uma energia firme e contínua.’ Mariz cita o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 205, que estima uma expansão de 8 a 10 gigawatts (GW) na oferta de energia nuclear nos próximos 30 anos, e lembra a importância do Brasil no desenvolvimento desta fonte para o mundo. ‘Há 30 anos, a China veio ao Brasil aprender a fazer usinas nucleares. Hoje eles vão construir 150 usinas em 15 anos para substituir o carvão’, finaliza.”
https://aben.com.br/nova-usina....-nuclear-pode-reaque