O Direito reside na Força, não nas Leis. Mesmo a lei mais correta não terá Validade caso não houver força para aplicá-la, mas o que é a Força? - Entre diversas definições destaca-se uma que diz: a Força é a multiplicação do “Potencial” pela “Vontade”.
Realmente, com uma simples meditação lógica fica evidente que a firmeza na vontade aumenta a Força de certo potencial e que uma vontade débil forçosamente o enfraquece. Exemplifiquemos com a nossa atual situação política; é evidente que o lado conservador tem um potencial maior (quer pelo apoio popular, quer pela índole das Forças Armadas). mas o desejo de cumprir a fria letra da lei, por mais equivocada e distorcida que seja, torna débil a Vontade de aplicar o Potencial que tem e quase o anula.
Pelo menos neste momento acontece o contrário com nossos antagonistas; seu potencial á pequeno e diminui a cada exposição da verdade, mas sua vontade propicía o uso de qualquer procedimento e com isto chega a por em cheque a superioridade do potencial dos conservadores.