O governador Carlos Moisés (PSL), acompanhado do secretário de Estado da Saúde, André Motta, atualizou os casos de coronavírus em Santa Catarina na coletiva no início da noite de quarta-feira.
Também foi anunciada uma nova portaria, que libera cirurgias eletivas no estado.
São 5499 casos de coronavírus, sendo 86 a mais que o último boletim. Já as mortes subiram pra 94, com três a mais que a atualização de terça-feira.
Do número total de registros no estado, 3170 pacientes já estão recuperados.
O total de cidades catarinenses com pelo menos um caso confirmado chegou a 177, número que representa 60% do estado. Lauro Muller e São João Batista agora integram a lista. Chapecó continua como epicentro da pandemia, tendo 605 casos. Florianópolis tem 524, Blumenau tem 480, Joinville tem 323, Criciúma 314 e Concórdia com 278.
Da região, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes estão com números altos.
Apesar de tudo, o governador comemorou os “frutos das decisões acertadas, tomadas lá no dia 17 de março”. Moisés destacou que o resultado da curva de aumento no estado se dá graças à “parceria entre os cidadãos e o governo do estado”.
Na terça-feira, o governador recebeu representantes da Federação Catarinense de Municípios pra tratar de estratégias de combate ao coronavírus.
O encontro foi citado na coletiva desta noite.
A partir disso, cidades terão informações, dados técnicos e orientações sanitárias voltadas pra cenários específicos de cada uma. Já a portaria que libera cirurgia eletivas e consultas ambulatoriais terá algumas medidas, que serão especificadas pelo governo após o anúncio da liberação.