com 292 casos confirmados de coronavírus e cinco mortes provocadas pela doença, o município de Itajaí decidiu colocar uma máscara no ponto turístico mais famoso da cidade para alertar sobre a importância do uso do acessório.
O bico do Papagaio ganhou sua máscara de tecido na manhã de terça-feira. Imediatamente, o local começou a receber visitantes interessados em um registro fotográfico.
A itajaiense Joslaine Bertoco Passos, 38 anos, visitou o cartão postal com os dois filhos para fazer suas fotos. Ela diz ter achado muito bacana a iniciativa educativa, que, contudo, ainda é negligenciada por muita gente. “É uma imagem de incentivo. Faz as pessoas lembrarem da importância do uso de máscaras,” completa.
Segundo a prefeitura de Itajaí, o adereço tem 10 x 3,4 metros. Foram usados 16 metros de tecido na confecção. Além do tecido, mais 40 metros de corda foram usados pela secretaria de Obras para prender a máscara.
O tecido foi doado pelo grupo Pasquini e as cordas reaproveitadas da decoração natalina da cidade. “Fomos atrás da doação do tecido e tínhamos as nossas professoras do Arte nos Bairros que prontamente atenderam. Vale lembrar que as professoras já estão fazendo máscaras para distribuir para a população,” diz o superintendente Administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber.
Quem confeccionou a máscara foi a costureira Regina Lourenço, professora do programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural. “Foi um prazer participar de um projeto tão inovador, e muito importante para conscientizar a nossa população itajaiense,” explicou.
Foram dois dias de trabalho e duas máquinas de costura usadas para o trampo.
A ação é da Fundação Cultural de Itajaí, secretaria de Turismo e Eventos e secretaria de Obras.
A ideia veio de uma conversa entre o secretário Evandro Neiva e Normélio Weber. Ambos reforçam que a medida vem como uma medida educativa, de conscientização da importância do uso do adereço. “Uma máscara em um de nossos pontos turísticos para que as pessoas possam lembrar de usá-las para um bem coletivo,” explica o secretário de Turismo, Evandro Neiva.
Contradição
A reportagem contou mais de 10 pessoas que passaram pela atração turística sem usar máscara nos minutos em que esteve no local na tarde de ontem.
Abordados pela reportagem, os sem-máscaras não quiseream se identificar ou conversar. Sinal de que as ações de prevenção e conscientização ainda têm um longo caminho a seguir.