Polêmica: Jovem é imobilizado e agredido por guardas municipais de Itajaí


jovem é imobilizado e agredido por guardas municipais de Itajaí

.

Um motociclista de 26 anos foi agredido por agentes da Guarda Municipal de Itajaí na madrugada do último domingo (14).

Uma câmera de segurança na rua Pedro Zaguini, no bairro Cidade Nova, registrou toda a abordagem.

Nas imagens é possível observar que Jorge Roberto Tomás estaciona a moto e desembarca em frente à casa dos tios. Uma viatura para bem ao lado dele. Mesmo sem reagir, os guardas chegam agredindo o rapaz aos chutes.

Ele é rapidamente imobilizado e jogado ao chão, mas continua sendo atingido por golpes de cassetete. Ao longo da abordagem outra viatura se aproxima e segue a ação violenta, inclusive contra pessoas que tentavam intervir.

 

O que diz a Guarda Municipal

Segundo a Guarda Municipal, a ação começou em um posto de combustíveis na rua Benjamin Dagnoni, quando o rapaz teria sido observado em atitude suspeita.

Ainda segundo o órgão, ele não teria obedecido às ordens de parada e furou vários sinais de trânsito. No momento que o motociclista parou o veículo, os agentes afirmam que o rapaz fez menção a estar armado. Porém, após revista, nada foi encontrado.

Dizem também que nesse momento um outro homem se aproximou para tentar resgatar o rapaz. Esse segundo homem teria ameaçado os guardas e, por isso, foi dado voz de prisão. Ele teria supostamente resistido desferindo socos e chutes contra os agentes e acabou sendo levado à delegacia junto com o motociclista.Os dois já foram liberados.

 

Sindicância e afastamentos

Na tarde desta terça-feira (16), uma sindicância foi aberta para apurar a abordagem, que envolveu 10 guardas municipais. Dois deles foram afastados até que a investigação seja concluída.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, afirmou que a ação foi infeliz, é inadmissível e foge aos bons padrões de conduta e treinamento rigoroso da Guarda Municipal.

“(O motociclista) poderia ter sido conduzido à viatura de forma pacífica e não se justifica a maneira brutal como foi tratado.

Nossa Guarda Municipal existe para cuidar das pessoas e não para praticar abuso de autoridade “, pontou.

531 Visualizações

Comentários