Uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Balneário Camboriú já permite detectar, via câmeras de monitoramento facial, quem está usando ou não máscaras de proteção nos pontos mais movimentados da cidade.
Com os mapas dessas informações, a Prefeitura fará ações de conscientização nos locais onde for detectada baixa adesão ao uso obrigatório de máscaras de proteção decretado na cidade. “Vamos utilizar a tecnologia para fazer orientação de forma mais efetiva.
Onde o decreto em vigor que obriga ao uso de máscaras não estiver sendo respeitado, colocaremos equipes para orientação, distribuição de máscaras, medição de temperatura e encaminhamentos para postos de saúde quando for o caso.
O software que permite tal tecnologia é uma parceria público/privada, cedida pela Polícia Militar, e tem parceria do Município. Mostra, em mais esta ação, a importância de termos a integração das forças de segurança em nossa cidade”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira.
Inicialmente, quatro câmeras de monitoramento estão sendo usadas para fazer o reconhecimento de quem está usando ou não máscaras de proteção:
a da Avenida Brasil com Avenida Central; a da Avenida Brasil com a rua 1901; da Quinta Avenida com Rua Biguaçu; e a câmera localizada no Pontal Norte.
Mas o município está fazendo tratativas para aumentar a amostragem, por meio da ampliação do sistema.
No monitoramento feito até o momento, cujo projeto-piloto iniciou no mês de maio, em média, o uso de máscaras está sendo observado por 70% da população, com maior adesão nas áreas do perímetro central.