As barreiras sanitárias também voltaram a acontecer em Balneário.
De sexta-feira (26) até domingo (28), 3.067 veículos foram abordados e 7.336 pessoas foram orientadas. Os turistas de São Paulo e Rio de Janeiro flagrados nas festas ilegais conseguiram acessar a cidade exatamente porque as barreiras eram de fiscalização, e não barravam a entrada de ninguém na cidade – a exemplo das ocorridas no início da pandemia.
As equipes das secretarias de Saúde e Segurança realizaram a verificação do estado de saúde dos ocupantes dos veículos para possível identificação de sintomas relacionados à Covid-19.
As barreiras aconteceram na Avenida do Estado, divisa com Itajaí; Praia dos Amores; Rua Rui Barbosa com Sérgio Mileto; Avenida do Estado, em frente ao PIT; Estaleirinho e Rua 3.300.
Segundo o coordenador das barreiras sanitárias, Paulo Luis Crocomo, da Secretaria de Saúde, dos mais de três mil abordados, apenas duas pessoas (pai e filha, moradores de Balneário) apresentaram sintomas mais acentuados, inclusive com febre alta e dificuldade respiratória. Eles foram encaminhados ao Centro Covid para avaliação médica.
“O homem chegou muito preocupado, procurando ajuda. Rapidamente a equipe o orientou, fez a checagem dos sintomas e eles foram encaminhados ao Centro”, diz.
Entre os abordados, outras 79 pessoas apresentaram sintomas leves (febre, dor no corpo, coriza); destes, a maioria eram moradores de Balneário ou alguma cidade da região, e foram orientados a procurarem atendimento médico nas unidades de saúde (UPA do Bairro das Nações, PA do Bairro da Barra ou na unidade mais próxima de sua residência) e a ficarem em isolamento social.