Balneário Camboriú confirma transmissão comunitária de coronavírus


“Infelizmente, não temos como controlar o volume e a rapidez da disseminação do vírus.

.

 Com 20 casos da doença registrados e 15 profissionais da saúde contaminados pelo Covid-19, Balneário Camboriú já registra transmissão comunitária da doença.

Andressa Hadad, secretária de Saúde, explica que o município de Balneário já esperava a confirmação de contaminação comunitária. “Infelizmente, não temos como controlar o volume e a rapidez da disseminação do vírus.

Nos primeiros casos nós sabíamos aonde era a contaminação, a procedência, se viajou ou não, se teve contato com contaminado ou não, hoje não podemos mais afirmar onde foi a contaminação.

Os nossos contatos já são comunitários”, informou. “É natural devido a essa pandemia que estamos, é um vírus que não tem controle.

O que muda, a partir de agora, é que nossa atenção, tanto da equipe técnica quanto da população, precisa ser redobrada. Precisamos ter atenção nos processos, nas orientações e principalmente em seguir as orientações das equipes técnicas que estão orientando à população”, explica.

Os contatos comunitários ocorrem em locais há uma pessoa contaminada, mas sem sintoma, ou através de uma pessoa contaminada que não fica em isolamento social ou não toma os devidos cuidados.

A transmissão pode ser por meio do toque ou através de objetos contaminados. Andressa reforça a importância de as pessoas lavarem as mãos com frequência, do uso do álcool em gel, de evitar aglomeração, sair de casa somente se for necessário e principalmente: os idosos devem ficar em casa. “Que o idoso não tenha circulação com crianças e jovens, que são grandes vetores da transmissão do vírus”, explica.

Nos espaços de uso comum, a secretaria de Saúde tem reforçado a orientação para intensificar à higienização dos locais de uso comum, com hipoclorito de sódio.

O composto químico é usado como um desinfetante.

570 Visualizações

Comentários