O Centro Universitário Avantis (UniAvan) está desenvolvendo máscaras de proteção respiratória no modelo “Face Shield”, utilizando a impressão digital em 3D.
O material será doado para instituições e profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus (Covid-19), que precisam de uma proteção reforçada.
O primeiro protótipo do equipamento foi confeccionado pelos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica no fim de março. Ao todo serão produzidas mais de 100 máscaras.
A ação conta com a supervisão do Gerente de Inovação Cassiano Canheti, do professor do curso de Engenharia Mecânica Júlio Cesar Berndsen e a participação da professora Sabrina Weiss Sties, Coordenadora do Curso de Fisioterapia.
Três materiais básicos foram utilizados: suportes pela impressora 3D utilizando polímero láctico (PLA), o visor de acetato transparente cortado na CNC Laser e o elástico de 10 mm para fixar a máscara na cabeça do usuário.
O acetato utilizado no desenvolvimento das máscaras foi doado, inicialmente, pela empresa Gayplas, de Itajaí e depois adquirido com recursos da instituição.
Segundo o Gerente de Inovação, Cassiano Canheti, o projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que também está realizando a confecção dos produtos. “O Inova UniAvan montou um guia para construção da máscara com base nos estudos da UFSC, contendo blue prints", explicou.
Segundo o professor Julio Cesar Berndsen, o protótipo é regulamentado pela Anvisa e já está sendo produzido em diversas cidades do Brasil.
Nanno 4 yrs
Não entendo porque as pessoas não procuram o tratamento mais efetivo que existe, para este e para os próximos vírus. Chama-se "prata coloidal" e pode ser feita em casa, com algum esforço. Eu criei uma página para auxiliar a divulgar: https://patriabook.com/formigoatomico