Maré alta causa alagamentos em varios pontos de Itajaí


O ciclone que age no estado traz, além da maré alta, uma onda de frio que segue no mínimo até o domingo de Páscoa, alertam os especialistas.

.

As águas do rio Itajaí-açu inundaram a avenida prefeito Paulo Bauer, nas imediações do ferry boat, em Itajaí, e algumas do bairro Cordeiros, nesta quarta-feira.

O ciclone que age no estado traz, além da maré alta, uma onda de frio que segue no mínimo até o domingo de Páscoa, alertam os especialistas.

O alagamento foi provocado pelo fenômeno maré astronômica, que associa a lua cheia e a maré meteorológica, com um ciclone extratropical que age no oceano em Santa Catarina.

Segundo a Codetran, a avenida Paulo Bauer e a rua Pedro Ferreira chegaram a ser fechadas para o trânsito. As águas chegaram até nas ruas Samuel Heusi, José Bonifácio Malburg e Felipe Schmitt, em frente ao Banco do Brasil, onde os motoristas também tiveram dificuldades de transitar.

A maré alta também alagou algumas ruas do bairro Cordeiros. A rua Américo Menick, no loteamento Jardim Esperança, foi uma das atingidas.

Uma moradora conta que a água é fedorenta e muitas vezes os moradores não conseguem sair de casa. “Pisar nessa água é até perigoso de pegar uma doença”, conta. Fenômeno segue até sexta .

Segundo Marinho Stringari Filho, técnico em Defesa Civil e Estudos Climáticos, a maré alta deve ocorrer até a próxima sexta-feira, causando alagamentos e muita ressaca.

O ciclone também traz rajadas de vento. Em alto-mar, os ventos devem ter rajadas entre 40 e 60 km/h. As ondas em alto-mar terão pico de três a quatro metros. Nas praias, as ondas devem variar entre um metro e meio a dois e meio.

Os pescadores devem ficar atentos porque há risco para a navegação e pesca em toda a costa catarinense. Friaca na Páscoa Além da maré alta e da ressaca, o frio chegará pra valer a partir desta quinta-feira.

O meteorologista Sergey Araújo diz que as temperaturas mínimas devem cair até os 12ºC nesta quinta. Após o pico do frio, os termômetros começam a subir aos poucos até chegar na mínima em 16ºC no domingo.

Neste período, as máximas não devem passar de 26º C. Sergey diz que ainda deve rolar calor em abril. “Esquenta um pouco no início da próxima semana, chegando próximo aos 30ºC. Ainda existe condições de calor nesse mês”, comenta.

727 Visualizações

Comentários