As águas do rio Itajaí-Açu inundaram a avenida prefeito Paulo Bauer, nas imediações do ferry boat, em Itajaí, e algumas ruas do bairro Cordeiros, ontem.
O ciclone que age no estado traz, além da maré alta, uma onde de frio que segue ate o domingo de Páscoa.
O alagamento foi provocado pelo fenômeno maré astronômica, que associa a lua cheia e a maré meteorológica, com um ciclone extratropical que age no oceano em Santa Catarina.
Segundo a Codetran, a avenida Paulo Bauer e a rua Pedro Ferreira chegaram a ser fechadas para o trânsito. Nas ruas Samuel Heusi, José Bonifácio Malburg e Felipe Schmitt, os motoristas também tiveram dificuldade de transitar.
A maré alta ainda alagou ruas do bairro Cordeiro. A rua Américo Menick, no Jardim Esperança, foi uma das atingidas.
Uma moradora conta que a água é fedorenta e muitas vezes os moradores não conseguem nem sair de casa. “Pisar nessa água é perigoso”, conta.
Segundo Marinho Stringari Filho, técnico em defesa Civil e Estudos Climaticos, a maré alta deve ocorrer até amanhã, causando alagamentos e ressaca.
As ondas em alto-mar terão pico de três a quatro metros. Nas praias, devem variar entre um metro e meio a dois e meio. Os pescadores devem ficar atentos porque há risco à navegação e à pesca em toda a costa.
O frio chega pra valer hoje. O meteorologista Sergey Araújo diz que as temperaturas mínimas devem cair aos 12°C.
Após o pico do frio, os termômetros começam a subir aos poucos até chegar na mínima de 16°C no domingo. As máximas não devem passar de 26°C.