O governador Carlos Moisés (PSL) e o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, deram entrevista coletiva online nesta sexta-feira pra atualização dos casos de coronavírus em Santa Catarina.
O número de contaminados subiu para 717, enquanto as mortes continuam em 18. Pra Moisés, os números mundiais mostram um cenário que “chama a atenção” e alerta para a gravidade da situação. No estado catarinense, a curva da doença acompanha o que outros países já têm demonstrado.
O governador aproveitou pra anunciar que todas as informações sobre a doença serão compiladas em uma nova plataforma on line, trazendo possibilidade de comparar os números de um dia pra outro no cenário catarinense.
A comunidade terá acesso simplificado aos dados. Moisés acredita que os esforços de isolamento social trouxeram resultados positivos pra SC e é muito importante o “comportamento social e isolamento pessoal de cada um”. Ele citou sobre o cidadão “dividir a responsabilidade com o governo a partir de atitudes”.
O governador também frisou a importância do uso de máscaras, que serão cobradas em espaços de atendimento ao público. Reforçou o uso de EPIs, a importância de manter a higiene e seguir demais recomendações sanitárias. “Estamos em parceria com você, cidadão, exigindo que cumpram as determinações sanitárias”, disse.
Novas decisões quanto à abertura de demais setores do comércio ainda serão avaliadas.
Um novo posicionamento do governo deve sair amanhã. Moisés citou avaliação “dia após dia e mês após mês”. Pra ele, o “convívio tem que ser seguro e responsável com a pandemia”.