A prefeitura de Balneário Camboriú está estudando um jeito de reabrir o hospital santa Inês que estava desativado desde 2011. Os atendimentos nessa unidade de saúde seria apenas para pacientes com suspeita de covid 19 .
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura que confirmaram por nota oficial a reabertura. Ainda não tem uma data específica para abrir o hospital mais tudo indica que seja para o mês de maio .
Serão disponibilizados cerca de 20 leitos de UTIs e enfermagem. O hospital funcionar 24 horas por dia e atenderá somente pacientes com covid 19.
Entenda o caso
O antigo Hospital Santa Inês estava fechado desde 2011, antes disso esteve sob intervenção da prefeitura desde maio de 2008. Na época, o hospital era o único na cidade a atender pelo SUS, mas acumulava dívidas que ameaçavam o serviço.
No início de 2013 a Justiça mandou que o hospital fosse leiloado para saldar dívidas trabalhistas. O leilão acabou suspenso porque o déficit de R$ 1 milhão foi pago pelo antigo dono. - Depois disso o Instituto Vida — entidade gaúcha sem fins lucrativos — assumiu o hospital.
A reforma feita pela instituição foi concluída em 1º de dezembro de 2013, mas a reabertura não ocorreu por problemas em documentações.
Em 2014 a Vigilância Sanitária encontrou mais de 90 irregularidades no hospital.
Por isso, o Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o instituto fizesse as adequações.
O alvará sanitário foi concedido no fim de 2014, quando iniciaram os preparativos para a reabertura mais até agora nada da reabertura.