Durante a operação "Céu Limpo", de combate ao uso de linhas cortantes em pipas, a Guarda Municipal de Itajaí apreendeu mais de 300 carretéis com linhas cortantes das ruas.
Desde abril, já foram realizadas abordagens nos bairros Cordeiros, Cidade Nova, Dom Bosco, Fazenda, Santa Regina, São Vicente e Ressacada.
Além disso, todos os demais bairros da cidade também seguem sendo monitorados pela operação. As apreensões seguem o disposto na Lei Municipal n° 6898/2018, que proíbe comercializar e utilizar linhas cortantes.
Além de ter o material apreendido, o responsável está sujeito ao pagamento de multa equivalente a R$ 1.834,40 e ainda pode responder criminalmente.
Segundo o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Marco Antônio Otávio, a GM fiscaliza os locais onde há incidência do uso de linhas cortantes e, no primeiro momento, recolhe os materiais. Todos os itens são encaminhados para destruição e os responsáveis pelos materiais são orientados. Três vítimas das linhas cortantes foram atendidas pela GM Três pessoas atingidas por linhas cortantes já foram atendidas pela Guarda Municipal durante a operação ?Céu Limpo?.
Duas mulheres tiveram ferimentos causados por linha cortante, uma no bairro Santa Regina e outra no São Vicente.
O caso mais grave, porém, foi de um menino de cinco anos, no bairro Cidade Nova. Ele teve ferimentos no pescoço por linha chilena (mais cortante que o cerol, feita a partir do alumínio) e foi atendido pelos agentes.
Denuncie
Se você encontrar alguém soltando pipa com linha cortante ou mesmo preparando os materiais, como o cerol (mistura de cola e pó de vidro), deve acionar a Guarda Municipal pelo 153 ou no plantão 98811-9129 ou a Polícia Militar pelo 190.
A recomendação é que as pessoas não soltem pipa no meio da rua ou mesmo em locais muito próximos à via. Devem-se evitar também locais próximos à fiação de energia elétrica.