Balneário Camboriú esteve bastante movimentada no fim de semana, tanto pelo público que mora na cidade e na região como por turistas vindos de São Paulo, já que o estado decretou um ‘mega feriadão’, que encerrou nesta segunda-feira (25).
Considerando isso tudo, a equipe de Fiscalização da prefeitura, junto da PM e Corpo de Bombeiros, atuou na praia central, pontos turísticos e averiguando estabelecimentos comerciais.
Dois bares foram fechados – em um deles estavam mais de 200 pessoas. Bares interditados Foram fiscalizados aproximadamente 40 estabelecimentos comerciais do município entre sexta-feira e domingo (22 e 24), resultando na interdição cautelar de dois que não estavam seguindo as regras sanitárias, principalmente no sentido de aglomeração.
Dois outros foram notificados para se adequarem, mas não chegaram a serem interditados.
O diretor de fiscalização de Obras, Planejamento e Posturas da prefeitura, Matheus Rafaeli, conta que em um dos bares interditados, que tem aproximadamente 70m², estavam mais de 200 pessoas. “Era uma espécie de uma ‘baladinha’, precisamos intervir e o local do interditado”, diz.
Movimento intenso na cidade
Matheus destaca que o movimento na cidade foi ‘intenso’, mas que no geral os estabelecimentos estavam cumprindo as regras estabelecidas em precaução ao Coronavírus.
Por isso, as equipes atuaram também nas ruas da cidade e na praia central, além de pontos turísticos, como no deck e molhe do Pontal Norte.
“A praia está liberada somente para atividade física, então as equipes se distribuíram junto da Guarda Municipal e carro de som orientando a respeito disso, que a praia não está permitida para permanência nela. Algumas pessoas colocavam guarda-sol, cadeira, e os fiscais já orientavam.
Recebemos muitas denúncias também e conseguimos atender a todas. Felizmente a maioria das pessoas respeitou e mais de 90% delas estavam utilizando máscara”, comenta.
Shoppings e bairros também
As equipes também passaram pelos dois shoppings da cidade, Balneário e Atlântico, além dos bairros da cidade, salientando que o uso da máscara é obrigatório em todos os locais da cidade – estabelecimentos comerciais e também na rua. “Graças ao trabalho intenso que estamos fazendo de fiscalização e orientação, a população, em sua grande maioria, está respeitando e usando máscara, mas há alguns casos pontuais onde abordamos a pessoa e orientamos sobre a necessidade de utilizá-la”, acrescenta.