O número de mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu para 18 em Santa Catarina. As informações foram divulgadas em coletiva do governo do estado na noite desta quinta-feira (9).
O número de casos confirmados é de 693.
As cidades com mais casos são
Florianópolis (166), Blumenau (59), Joinville (49), Criciúma (37) e Itajaí (34). O governador Carlos Moisés (PSL) voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa.
"Liberar determinada atividade, não significa que o governo está incentivando você a ir nesses locais.
Se você pode, fique em casa", disse. Moisés afirmou também que as pessoas, quando saírem, devem procurar ir a estabelecimentos que seguem as regras sanitárias e denunciem os locais que quebrem essas normas. "Quem hoje assiste ao noticiário, começa a ter um pouco mais de consciência de não fazer aglomeração de pessoas porque sabe que o pior ainda está por vir", afirmou.
Além dessas informações, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, afirmou que uma nova portaria será publicada no Diário Oficial do Estado em relação às atividades já flexibilizadas.
Em todas elas, os trabalhadores, a partir desta quinta, têm obrigatoriedade de usar máscaras de tecido.
Leitos
O secretário esclareceu que Santa Catarina tem 111 pacientes em leitos de UTI, tanto casos confirmados como suspeitos de Covid-19.
O estado tem 235 novos leitos e outros 74 que estão reservados para coronavírus. O saldo da noite desta quinta é de 198 que ainda podem ser ocupados.