Médicos alerta para risco de falta de hospitais e insiste para as pessoas ficarem em casa em SC


Presidente da Unimed Litoral diz que não existe estrutura para atender uma epidemia

.

O Dr. Umberto João D´Ávila, presidente da Unimed Litoral, voltou a fazer nesta sexta-feira uma declaração contundente:

se as pessoas continuarem com comportamento de risco, haverá uma explosão de casos de Covid-19 e não teremos estrutura médico-hospitalar, pública e privada, para atender os pacientes.

A Unimed Litoral atende na região mais de 100 mil associados, por isto é um termômetro em tempo real da evolução da crise provocada pelo novo coronavírus. “Estamos com 7 pacientes na UTI, entubados, e mais 5 na internação.

O paciente fica 20 dias na UTI e durante três semanas aquele leito não pode ser usado por outro que necessite, por isso reforço o alerta aos idosos e outras pessoas do grupo de risco que se protejam e fiquem em casa”, apelou Umberto.

Ele lembrou que idosos e pessoas em geral são vistos andando pelas ruas, adotando comportamentos de risco, como se não houvesse uma crise de saúde pública que em poucos dias resultará na falta de hospitais para atender a todos. “Não é uma discussão política, é medicina.

Os novos 100 leitos do hospital de campanha de Itajaí ficarão prontos dentro de dois meses, mas mesmo que estivessem disponíveis em quatro semanas, onde os doentes serão atendidos nesse período, não tem”, resumiu o médico.

Ele reforça para as pessoas darem exemplo, ficarem em casa, só saírem às ruas quando muito necessário, sempre com máscara, e lavarem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia.

685 Visualizações

Comentários