Marinha autoriza portos de Itajaí e Navegantes a receberem navios gigantes


O aval permite que os terminais recebam alguns dos maiores navios a navegar a costa brasileira.

.

A Marinha do Brasil autorizou manobras de navios de até 337 metros de comprimento na nova bacia de evolução dos portos de Itajaí e Navegantes, área onde a embarcação faz um giro de 180º em meio ao Rio Itajaí-Açu. O aval permite que os terminais recebam alguns dos maiores navios a navegar a costa brasileira.

O superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles, disse que o primeiro navio de grandes proporções deve fazer escala em maio. A manobra inaugura uma nova fase de testes na nova bacia de evolução.

De acordo com as determinações da Marinha, a primeira fase de testes foi feita com navios de até 306 metros - limite atual dos terminais.

As manobras ocorreram com segurança e a bacia de evolução foi aprovada, mas ainda falta a homologação da área para os grandes navios. É essa etapa que iniciará com a chegada do primeiro navio com mais de 330 metros.

A bacia de evolução é fundamental para a sobrevivência dos portos de Itajaí e Navegantes.

As empresas de navegação já estão usando navios maiores em algumas rotas, e isso prejudica a negociação de linhas pelos terminais. Maior porto de Santa Catarina, a Portonave, em Navegantes, deixou de receber no ano passado 32 escalas, o que representa cerca de 25 mil contêineres.

Este ano, até março, oito navios que fazem parte de serviços operados pelo terminal não puderam fazer escala devido às limitações de parâmetros para atracação.

Pelo menos sete mil contêineres deixaram de ser movimentados.

659 Visualizações

Comentários